Gentil lança o Letródromo, plataforma de jogos em Letras
O universo das palavras acaba de ganhar um parque de diversões próprio. O Letródromo, plataforma de jogos linguísticos desenvolvida pelo Gentil — Grupo de Estudo em Novas Tecnologias da Informação e da Linguagem, acaba de ser lançado, reunindo tecnologias educativas voltadas ao reconhecimento de palavras, à agilidade lexical e ao conhecimento literário. O projeto integra o Letras+, iniciativa de extensão dedicada ao recenseamento, à produção e à disseminação de conteúdos e ferramentas na área de Letras.
Avaliando os avaliadores
O artigo "Avaliando os avaliadores: quão eficientes são os sistemas de correção automática de redações?" foi publicado na revista Leia Escola. O artigo consolida parte dos resultados alcançados no PIDTI desenvolvido entre setembro de 2024 e maio de 2025 no âmbito do Gentil.
Faça parte do Gentil!
Se você tem interesse na pesquisa, no desenvolvimento ou na avaliação de ferramentas, recursos ou aplicações de inteligência linguística artificial, principalmente aplicada à educação, este é um espaço de interlocução, experimentação e aprendizagem. Junte-se a nós. Precisamos de ajuda. E não importa o seu perfil: professor do ensino superior, professor da educação básica, aluno de graduação ou de pós-graduação, aluno de ensino médio. Valorizamos e buscamos a diversidade. E tudo bem se você ainda não tiver nenhum conhecimento da área: estamos aqui para aprender. Para saber mais, entre em Contato.

O Gentil (Grupo de Estudos em Novas Tecnologias da Informação e da Linguagem) é um grupo de professores e estudantes, principalmente da Universidade do Distrito Federal (UnDF), voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a rede de educação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF).

O Gentil acredita na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e procura atuar de forma articulada nessas três áreas. Seus principais objetivos são:
- Mapear as necessidades de superestrutura tecnológica (programas e aplicações) dos sistemas de ensino da RIDE-DF;
- Desenvolver sistemas e aplicações que possam atender ou reduzir as necessidades identificadas;
- Capacitar os profissionais de ensino para o uso das soluções desenvolvidas; e
- Avaliar os impactos, para o processo de ensino-aprendizagem, do emprego das soluções desenvolvidas.
Veja aqui as nossas atividades em:
